Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Softwares brasileiros conquistam mercado internacional

Programa veiculado no dia 28 de março de 2014

O setor de produção de softwares e serviços de tecnologia da informação está conquistando clientes no mercado externo. São mais de dez mil empresas brasileiras dedicadas ao desenvolvimento, comercialização de softwares e exploração de serviços de Tecnologia da Informação. O mercado brasileiro de software hoje representa 2,5% do mercado mundial. Glaucia Critter Chiliatto, gerente executiva internacional da Associação para promoção de excelência do software brasileiro, a Softex, e Bruno Guicardi,  presidente da empresa CI&T na América do Norte conversam sobre os principais desafios e conquistas na exportação de softwares e serviços de tecnologia da informação.

Também nesta edição, o ornitólogo Luciano Lima apresenta um novo levantamento de aves da Mata Atlântica. Com a supervisão de Luis Fabio Silveira, curador da coleção de ornitologia do Museu de Zoologia da USP, o estudo aponta a existência de 891 espécies de aves na Mata Atlântica e descreve suas principais características, seus locais de ocorrência e atualiza o estado de conservação de cada uma delas.

Luiz Roberto Angelocci, professor sênior do Departamento de Engenharia e Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), conversa sobre a estação meteorológica de Piracicaba, que tem uma das séries históricas mais antigas do Brasil. O especialista reanalisa essas séries climáticas com 97 anos de registros do clima.

Programação Musical
Vamo Comer – Caetano Veloso e Luiz Melodia
Dindi– Tom Jobim e Astrud Gilberto
Wave– Tom Jobim
Maracangalha– Dorival Caymmi

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho. Participação de Marcos de Oliveira.
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/03/Pesquisa-Brasil-74.mp3]

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar