Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Walter Colli é laureado com o maior prêmio de ciência e tecnologia do país

Programa veiculado no dia 4 de abril de 2014

No estúdio da Rádio USP, Mariluce Moura, Celso Filho e Fabrício Marques conversam com o bioquímico Walter Colli, laureado com o prêmio Almirante Álvaro Alberto 2014, que é entregue às personalidades que se destacaram no campo da ciência e tecnologia e é concedido anualmente pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

Graduado em medicina e doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina da USP, livre-docente pelo Instituto de Química da USP, Colli presidiu a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) entre os anos de 2006 e 2009, e é coordenador adjunto da FAPESP em Ciências da Vida desde 2003.

Uma de suas principais contribuições à ciência foi o estudo da interação entre o protozoário causador da Doença de Chagas e sua célula hospedeira. Como trilha sonora para a conversa, Walter Colli seleciona um repertório jazzístico, que conta com músicas de Bill Evans, Tom Jobim e Jimmy Giuffre.

Também nesta edição, o oceanógrafo Mario Soares, do Núcleo de Estudos em Manguezais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,  mostra como os manguezais têm ganhado cada vez mais importância em tempos de aquecimento global.

Programação Musical
Vendedor de Caranguejo– Gilberto Gil
So Low– Jimmy Giuffre
Here’s that rainy day– Bill Evans
Luiza– Arthur Moreira Lima

Apresentação: Mariluce Moura, Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/04/Pesquisa-75-2.mp3]

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar