Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Laboratório Síncrotron permite a usuário fazer medições remotas

Programa veiculado no dia 9 de maio de 2014

Um dos entrevistados do programa Pesquisa Brasil desta semana é o professor Mateus Borba Cardoso, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), que fica em Campinas, no interior de São Paulo. Cardoso fala da experiência do projeto LabWeb, que realizou os primeiros experimentos com linhas de luz feitos remotamente no LNLS, onde está a única fonte de luz síncrotron da América Latina. Trata-se de um acelerador de partículas usado para analisar as características microscópicas e atômicas dos materiais a partir de uma luz intensa, e com alto poder de penetração.

Há também um bate-papo com a bióloga Carla Torres Braconi, do Instituto de Ciências biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) em que ela conta quais foram os resultados obtidos com o sequenciamento genético do vírus AgMNPV, utilizado como biopesticida nas plantações de soja desde a década de 1980. Ela aproveita para explicar quais são os mecanismos que fazem com que Anticarsia gemmatalis seja vulnerável ao vírus.

Programação Musical
Adeus Maria Fulô – Marina de la Riva
Lilás – Djavan
Dias Melhores – J. Quest
Chico Buarque – Vida
Boi de Haxixe – Ceumar

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/05/PESQUISA-BRASIL-09-MAIO-LABWWEB_SINCOTRON.mp3]