Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Pesquisador o Inpe fala do lançamento do 1º nanossatélite brasileiro

Programa veiculado no dia 23 de maio de 2014

A edição desta semana do programa Pesquisa FAPESP apresenta entrevista com o pesquisador Otávio Durão, coordenador de engenharia e tecnologia espacial do Projeto do NanosatC-Br1 do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). O pesquisador dá detalhes sobre o primeiro nanossatélite científico brasileiro e também fala da expectativa para o lançamento do satélite ao espaço, programado para ocorrer em junho deste ano.

Criados em 1999 como ferramentas educacionais, os cubesats, nanossatélites em forma de cubos, têm sido lançados por vários países em missões de coletas de dados que vão do monitoramento ambiental a testes de sistemas biológicos. No Brasil, o programa para construção dos primeiros satélites artificiais de pequeno porte nacionais foi lançado em 2003, por pesquisadores Inpe e com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Também nesta edição do programa de rádio, o professor Candido de Moura e a estudante Maryanna Conceição Silva, da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP), apresentam o projeto Tancredo I, nanossatélite brasileiro que está sendo montado por alunos do quinto ano e se prepara para ser lançado ao espaço.

Programação Musical
água de beber – Tom Jobim e Astrud Gilberto
samba do avião– Tom Jobim e Miúcha
aquarela do Brasil –  João Gilberto, Gilberto Gil e Caetano Veloso
tocando em frente– Renato Teixeira
Apolo do samba – Bezerra da Silva

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Participação: Rodrigo Oliveira.
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/05/PESQUISA-BRASIL-23-MAIO-NANOSATELITES.mp3]