Fotolab

Estrelas de zinco

Fotolab_Figura_1Eder Guidelli / FFCLRP-USPO amontoado de pequenas estrelas, em azul, é o resultado de óxido de zinco cristalizado em presença de nanopartículas de ouro. No detalhe, os braços da estrela quebrada estão em azul e no centro, em amarelo, está o ouro. As imagens foram feitas com microscopia eletrônica de varredura de efeito de campo, ampliadas 80 mil vezes e coloridas em computador por Eder Guidelli, doutorando da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP). Guidelli, orientado por Oswaldo Baffa, estuda a aplicação de nanotecnologia em física médica para o desenvolvimento de nanomateriais a serem utilizados na detecção de raios X. As fotos foram finalistas na competição Science as Art da edição 2013 do Materials Research Society Fall Meeting, em Boston, nos Estados Unidos.

Imagens enviadas por Eder Guidelli, da FFCLRP-USP

Se você tiver uma imagem relacionada à sua pesquisa, envie para imagempesquisa@fapesp.br, com resolução de 300 dpi (15 cm de largura) ou com no mínimo 5 MB. Seu trabalho poderá ser selecionado pela revista.