Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Pesquisa Brasil: José Fernando Perez fala do desafio de desenvolver um anticorpo monoclonal no Brasil

Empresa de biotecnologia pesquisa e desenvolve compostos para combater o câncer. O programa vai ao ar às 13 horas de sexta-feira, 10 de outubro, pela Rádio USP

jose-fernando-perez_210x300

Eduardo CesarJosé Fernando Perez é diretor-presidente da Recepta, empresa de biotecnologia que pesquisa e desenvolve compostos para combater o câncerEduardo Cesar

Uma proposta inesperada feita ao físico e engenheiro José Fernando Perez, um líder movido a desafios, levou-o a criar cerca de 10 anos atrás a Recepta Biopharma, empresa de biotecnologia na área de saúde humana voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de compostos inovadores com potencial de combater o câncer. “É o tipo de empresa que não se acredita que possa existir no Brasil”, disse Perez, ex-diretor científico da FAPESP e diretor-presidente da Recepta, em entrevista ao programa de rádio Pesquisa Brasil.

Na edição desta semana, que vai ao ar às 13 horas da sexta-feira 10 de outubro pela Rádio USP (FM 93,7 MHz), Perez contou a história da criação da Recepta Biopharma e do RebmAb200, anticorpo monoclonal contra tumores de ovário desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan e a Universidade de São Paulo que está pronto para ser testado em seres humanos.

A Recepta busca estabelecer pontes entre as instituições nacionais de pesquisa e a indústria farmacêutica usando um modelo de negócios também inovador: a empresa tem uma equipe própria de pesquisadores que trabalham no laboratório da instituição anfitriã, sob a coordenação de um chefe de pesquisa altamente gabaritado.

Segundo Perez, essa foi a forma de atender aos prazos e ao padrão de qualidade exigidos pela empresa e de gerar os resultados científicos de interesse dos pesquisadores. “Estamos mostrando que é possível ser feito [esse tipo de colaboração]; que é possível geral valor para a empresa e fazer a universidade cumprir sua missão de gerar conhecimento novo”, disse Perez.

Republicar