Imprimir PDF Republicar

Carreiras

São Paulo na feira britânica

Presente na Naturejobs, FAPESP atrai interesse de pesquisadores estrangeiros qualificados

Pela terceira vez, a FAPESP participou da maior feira anual britânica de empregos na área científica, a Naturejobs Career Expo London 2014, em sua oitava edição, realizada no dia 19 de setembro. “Durante todo o dia atendemos em nosso estande muitas pessoas interessadas em oportunidades de pesquisa em São Paulo e opções de financiamento da Fundação”, relatou o professor Roberto Marcondes Cesar Junior, da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação adjunta das áreas de Ciências Exatas e Engenharias da FAPESP. Segundo a organização, compareceram ao evento 1.200 pessoas das 1.700 inscritas. “Entre os expositores havia desde instituições de pesquisa a empresas de vários lugares do planeta, como Singapura, Alemanha e Estados Unidos.”

Cesar Junior coordenou dois workshops na Naturejobs, um sobre as oportunidades de pesquisa na FAPESP e outro sobre o panorama de pesquisa nas ciências exatas e engenharias. Um terceiro workshop, que teve como tema a área de ciências da vida, foi apresentado pelo professor Mário José Abdalla Saad, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da coordenaçãoadjunta dessa área na Fundação.

Presente em duas edições anteriores do evento – em Londres em setembro do ano passado e em Boston, nos Estados Unidos, em maio deste ano –, Marie-Anne van Sluys, professora da USP e membro da coordenação adjunta de Ciências da Vida da FAPESP, relatou que os jovens estavam interessados principalmente nas bolsas de pós-doutorado e no programa jovem pesquisador. “As preocupações dos candidatos diziam respeito à barreira da língua e, em alguns casos, havia questionamentos sobre a infraestrutura dos laboratórios”, diz Marie-Anne. “Nas apresentações mostramos que a infraestrutura instalada no estado compete com as da Europa, América do Norte e Japão.” Ela também relatou que, após a primeira participação na Naturejobs, foram feitos ajustes na Biblioteca Virtual da FAPESP para que os estrangeiros pudessem navegar pela base de dados.

“Utilizamos a Biblioteca Virtual para mostrar aos visitantes onde podem encontrar informações sobre pesquisadores e grupos de pesquisa, além de indicações de contato”, diz o professor Euclides de Mesquita Neto, da Unicamp e membro da coordenação da área de Engenharia da FAPESP, que também participou das duas edições anteriores do evento. Concentrado na demanda das áreas de engenharias e ciências, Mesquita Neto atendeu cerca de 30 pessoas. “Embora não seja um número muito elevado, a qualificação das pessoas com quem conversamos era excelente”, ressalta. “Atendemos principalmente recém-doutores ou doutorandos em fim de programa das instituições da área de Boston, como MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts], universidades Harvard, de Massachusetts, Boston e Northeastern, entre outras. Ou seja, candidatos muito bem qualificados.”

Republicar