Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Pesquisa com peixes ajuda a entender a evolução do coração humano

Programa veiculado no dia 24 de outubro de 2014

O programa Pesquisa Brasil desta semana entrevista o professor José Xavier Neto, do Laboratório Nacional de Biociências, em Campinas (SP), que conta quais são os resultados de um estudo sobre a evolução do coração dos seres humanos. O trabalho científico comandando pelo pesquisador reforça a hipótese de que a estrutura do coração humano como conhecemos, com quatro câmaras internas, pode ter aparecido há 500 milhões de anos. Os resultados foram obtidos a partir de análises feitas nos músculos do coração do zebrafish, peixe conhecido como paulistinha.

A outra entrevista é com o químico Thiago Nogueira, pós-doutorando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), que releva dados de uma pesquisa que aponta uma redução considerável da concentração de acetaldeído nos últimos 30 anos. O acetaldeído é um dos principais poluentes na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo.

Também falamos com Vagner Rodrigues Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre um novo medicamento à base de gel de própolis para combater os principais efeitos colaterais da radioterapia.

Programação Musical:
Bom dia, boa tarde, boa noite, amor – MPB4
Fábrica – Legião Urbana
O sal da terra – Beto Guedes
Mamãe coragem – Gal Costa
Chocolate – Tim Maia

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Beto Alves

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/10/PESQUISABRASIL24OUTUBRO2014.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar