Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Sociólogo investiga distribuição habitacional em São Paulo

Programa veiculado no dia 6 de março de 2015

Conhecida por sua grande segregação social, a Região Metropolitana de São Paulo vem apresentando novos arranjos na sua distribuição habitacional. Eduardo Marques, professor do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, esteve no estúdio da Rádio USP para conversar sobre o estudo “Estrutura social e segregação em são Paulo – transformações na década de 2000”.

Um dos destaques do estudo é a evidência de que a periferia da Grande São Paulo vem se tornando mais heterogênea, com proximidade entre as classes média e baixa, enquanto os espaços ocupados pela elite se tornaram mais exclusivos. O estudo fará parte do livro “São Paulo 2010- Espaços, heterogeneidades e desigualdades na metrópole”, a ser lançando em maio deste ano.

Também nesta edição o engenheiro Alexandre Zaramella, sócio-diretor da empresa ACS-Aviation, conversa por telefone sobre o primeiro avião elétrico tripulado do Brasil, que se prepara para decolar ainda este mês. O monomotor Sora-e, desenvolvido pela ACS-Aviation em parceria com a equipe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos movidos a Eletricidade da Itaipu Binacional, coloca o Brasil entre os pioneiros no desenvolvimento de aeronaves tripuladas com propulsão elétrica.

Encerrando o programa, o físico Oswaldo Baffa mostra como dois dentes de um cervo encontrados em um sitio pré-histórico no Sul do Piauí ampliam o debate sobre a data da chegada do homem moderno nas Américas.

Programação Musical
Estrela – Gilberto Gil
Depressão Periférica – Kiko Dinucci e Maurício Pereira
Electric Eye – Judas Priest

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Gravação e montagem: Beto Alves
Roteiro e produção: Biancamaria Binazzi

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/03/Pesquisa-Brasil-Habitacao-6-de-marco.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar