Imprimir Republicar

Conselho Superior

José Goldemberg é nomeado conselheiro da FAPESP

Indicado pela Universidade de São Paulo, sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta-feira

Governador de São Paulo nomeia ex-reitor da USP para completar o mandato de Alejandro Szanto de Toledo, falecido em fevereiro

USPGovernador de São Paulo nomeia ex-reitor da USP para completar o mandato de Alejandro Szanto de Toledo, falecido em fevereiroUSP

da Agência FAPESP

José Goldemberg foi nomeado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para integrar o Conselho Superior da FAPESP, em complementação ao mandato de Alejandro Szanto de Toledo.

A nomeação de Goldemberg, indicado pela Universidade de São Paulo (USP), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (07/05).

Toledo, professor titular do Instituto de Física da USP, morreu no dia 21 de fevereiro de 2015 (leia mais em http://agencia.fapesp.br/20691).

Nascido em Santo Angelo (RS), em 1928, Goldemberg fez o bacharelado em Ciências (1950) – tendo trabalhado como bolsista do professor Marcello Damy de Souza Santos, a quem auxiliou na instalação do acelerador Betatron na USP –, doutorado (1954) e livre-docência (1957) na USP, onde foi reitor de 1986 a 1990 e é professor titular aposentado do Instituto de Física.

Foi professor associado na Universidade de Paris, professor catedrático na Escola Politécnica da USP, professor titular da Universidade de Toronto, professor visitante na Universidade de Princeton, professor visitante na Academia Internacional do Meio Ambiente de Genebra e catedrático de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Stanford.

Goldemberg dirigiu o Instituto de Física da USP, foi presidente da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

No governo federal, foi secretário de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, secretário Interino de Meio Ambiente – quando teve papel decisivo para o sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Rio-1992) – e ministro da Educação.

É membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1955 e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, em 1995.

Entre diversos prêmios e títulos honoríficos que recebeu em sua carreira estão o prêmio pela contribuição excepcional para o desenvolvimento da economia da Associação Internacional da Economia Energética (1989), o doutor honoris causa do Instituto de Tecnologia de Israel (1991), a Medalha Butantan (2005), o título de pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2006) e o Prêmio Planeta Azul da Asahi Glass Foundation (2008).

Republicar