Imprimir PDF Republicar

Fotolab

Flores mensageiras

Bouquet of NMJUma coloração à base de anticorpos parece transformar em flores a comunicação entre nervos e músculos, ou junções neuromusculares. Na imagem obtida por meio de um microscópio confocal de varredura a laser, os talos verdes são os terminais nervosos, as manchas azuis são os núcleos das células e as zonas de contato aparecem em vermelho. A imagem é fruto da pesquisa da anatomista Selma Michelin Matheus, como parte do doutorado de Cristiane Pissulin sobre os efeitos da terapia a laser para minimizar lesões causadas pelo anestésico bupivacaína, muito usado em cirurgias. A foto foi finalista no concurso da Royal Microscopy Society realizado durante o Congresso de Microciência e Microscopia(de 29 de junho a 2 de julho, Manchester, Inglaterra).

Imagem enviada por Selma Michelin Matheus, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu

Se você tiver uma imagem relacionada à sua pesquisa, envie para imagempesquisa@fapesp.br, com resolução de 300 dpi (15 cm de largura) ou com no mínimo 5 MB. Seu trabalho poderá ser selecionado pela revista.

Republicar