Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Pesquisadores investigam desigualdades no Brasil nos últimos 50 anos

Programa veiculado no dia 21 de agosto de 2015

No estúdio da Rádio USP, a pesquisadora Marta Arretche, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), apresenta o livro “Trajetórias das desigualdades – Como o Brasil mudou nos últimos 50 anos”, lançado recentemente pela editora UNESP. A partir de dados de censos demográficos produzidos pelo IBGE, ela e seus colaboradores analisaram as transformações das desigualdades no Brasil nos últimos 50 anos.

Também nesta edição, Rubens Maciel, professor da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (Biofabris), fala sobre implantes de liga de titânio produzidos pelo Biofabris para pacientes que perderam ossos do crânio e da face.

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica como o cérebro dos mamíferos se dobra sobre si mesmo para formar as depressões e saliências que lhe dão o aspecto enrugado de uma noz.

Programação Musical
Marinheiro Só – Maria Bethania
Pedro Pedreiro – Chico Buarque
Saudosa Maloca – Adoniran Barbosa
Bolinha de papel – João Gilberto

Apresentação: Fabrício Marques e Marcos de Oliveira
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Beto Alves

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/08/Pesquisa-117.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3