Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Da nanofotônica à genética de uma árvore rara

Programa veiculado no dia 18 de setembro de 2015

Em comemoração ao Ano Internacional da Luz, promovido pela ONU, a edição de setembro de Pesquisa FAPESP apresenta estudos sobre o uso microscópico da luz e como eles podem produzir grandes transformações na tecnologia do cotidiano nas próximas décadas. Por telefone, Gustavo Wiederhecker, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conversa sobre as possíveis aplicações da nanofotônica.

Também nesta edição, o professor Luiz Orlando de Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), fala sobre sua pesquisa que analisa a constituição genética de sementes do faveiro-de-wilson. A árvore frondosa do cerrado de Minas Gerais está criticamente ameaçada de extinção. A estratégia de preservação incluiu a procura de mais árvores pelo território mineiro, o levantamento de seu perfil genético e a reprodução em viveiros.

Cristóforo Scavone,  do Laboratório de Neurofarmacologia Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), explica como a insuficiência renal pode desencadear inflamações neurais.

Programação Musical: 
Mão e Luva – Roberta Sá
Queremos saber – Cássia Eller
Bicho de 7 cabeças – Geraldo Azevedo
A História de Lilly Brown – Gal Costa

Apresentação: Fabrício Marques e Bruno de Pierro
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/09/Pesquisa-121.mp3]
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar