Imprimir Republicar

PODCAST

Memórias de uma decapitação, de um palacete e de rios e mapas

  • 02:58 André Strauss
  • 14:54 Aparecida Angélica Sabadini
  • 31:50 Iris Kantor
  • 37:28 Archimedes Perez Filho
 
00:00 / 53:11

No programa desta semana, o arqueólogo André Strauss, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha, conversa sobre um crânio encontrado em Minas Gerais que está ajudando pesquisadores a entender a liturgia relacionada aos rituais funerários de culturas que habitaram o Brasil há cerca de 9 mil anos.

A coordenadora do Centro de Memória do Instituto de Psicologia da USP,  Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini, fala sobre o livro A Glette, o palacete e a Universidadeque reúne memórias da primeira sede da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP).

O geógrafo Archimedes Perez Filho, do Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp), mostra como análises de grãos de quartzo coletados da margem de rios paulistas estão revelando processos recentes de formação do relevo e variações no clima dos últimos 20 mil anos.

Ainda nesta edição, a historiadora Iris Kantor, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, fala sobre o Mappa chorographico da provincia de São Paulo, a primeira carta impressa a representar toda a província de São Paulo, impresso em Paris em 1841.

Programação musical: 
Namoro astral – Jorge Mautner e Moraes Moreira
Luzia – Itamar Assumpção
Morceguinho – João do Vale e Zé Ramalho
Vai Passar – Chico Buarque
Foi um rio que passou em minha vida – Paulinho da Viola
Alô Alô Marciano – Elis Regina

Apresentação: Fabrício Marques e Marcos de Oliveira
Gravação e montagem: Dagoberto Alves
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi

Republicar