Boas práticas

Revisor sem qualificação

Um artigo publicado em agosto na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy, da Sociedade Americana de Microbiologia, foi retratado em novembro sob a justificativa de que o periódico não foi capaz de verificar a identidade de um revisor que recomendou a publicação do manuscrito. A suspensão da publicação do paper, porém, não se enquadra nos escândalos recentes de manipulação de bancos de dados de revisores, com a inclusão fraudulenta de perfis fictícios. Ao site Retraction Watch, o editor da revista Louis Rice, professor da Universidade Brown, explicou que o revisor era real, mas não tinha qualificação suficiente para avaliar o artigo. Segundo ele, o autor do manuscrito, o biólogo Abdul Mannan Baig, da Universidade Aga Khan, do Paquistão, sugeriu pesquisadores para revisar seu trabalho, sobre o funcionamento de um patógeno. Um dos nomes foi aceito, sem que a revista checasse suas referências. O problema só foi detectado quando o artigo já estava publicado on-line. Um novo processo de revisão foi deflagrado, que desaconselhou a publicação do paper. Ao admitir o erro, Rice isentou o biólogo paquistanês de culpa. “Não houve irregularidade por parte do autor, que foi encorajado a apresentar seus trabalhos no futuro”, disse.