Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Floresta Amazônica, desigualdade de gênero, corais no Amazonas, melioidose e Paracas

Programa veiculado em 05 de fevereiro de 2016

No programa desta semana, o professor do Instituto de Física (IF) da USP e um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, Paulo Artaxo, fala sobre a influência da floresta amazônica no clima e comenta o acordo sobre mudanças climáticas firmado por 195 nações durante a COP-21, que aconteceu em Paris em novembro de 2015. Reconhecido internacionalmente pela pesquisa em física aplicada a problemas ambientais, Paulo Artaxo é um dos quatro brasileiros na lista dos cientistas mais influentes do mundo, publicada pela Thomson Reuters.

A socióloga Marília Moschkovich, da Faculdade de Educação da Unicamp, apresenta um estudo que analisou as chances de homens e mulheres chegarem ao nível mais alto da carreira docente da Unicamp em cada uma das 27 unidades da instituição.

O biólogo Ralf Cordeiro, do Grupo de Pesquisa em Antozoários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comenta a ocorrência de mais de 38 espécies de corais na foz do rio Amazonas.

Também nesta edição, a médica infectologista Dionne Bezerra Rolim, do Núcleo de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Ceará fala sobre a melioidose, doença infecciosa pouco conhecida que começa a chamar a atenção de médicos e pesquisadores.

E o pesquisador peruano Luis Pezo-Lanfranco, do Instituto de Biociências (IB) da USP, apresenta sua pesquisa sobre a alimentação dos Paracas, antiga civilização que habitou a costa do Peru há mais de dois mil anos.

Programação musical
A Bruxa de Mentira – Gilberto Gil e João Donato
Sampa – Caetano Veloso
Pagú – Maria Rita

Apresentação: Maria Guimarães e Marcos Pivetta
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3