Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Movimento abolicionista, ondas gravitacionais, drones no campo e vírus zika

No programa desta semana, a socióloga Angela Alonso, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, fala sobre o lançamento do livro Flores, votos e balas. A obra investiga o movimento abolicionista nas duas décadas que precederam a Lei Áurea, em 1888.

O físico Odylio Aguiar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), explica o que são as ondas gravitacionais, fenômeno detectado recentemente por um experimento do projeto Ligo (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) e previsto por Albert Einstein há cem anos.

O engenheiro eletrônico Lúcio André de Castro Jorge, da Embrapa Instrumentação em São Carlos, conversa sobre o uso de drones – aeronaves não tripuladas – na agricultura de precisão.

Ainda nesta edição, José Eduardo Levi, chefe do Departamento de Biologia Molecular da Fundação Pró-Sangue do Hemocentro de São Paulo e professor do Instituto de Medicina Tropical da USP, conta como serão realizados os primeiros testes para detectar a presença do vírus Zika no sangue a ser transfundido em gestantes.

Movimento abolicionista, ondas gravitacionais, drones no campo e vírus zika

Programação musical
Echoes – Pink Floyd
Noites do Norte – Caetano Veloso
Zumbi – Jorge Ben Jor
The Scientist – Coldplay

Apresentação: Fabrício Marques e Ricardo Zorzetto
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3