Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Especial vírus zika e o desempenho dos estudantes brasileiros no Enade

Nesta semana, em edição especial sobre o vírus zika, algumas das principais pesquisas desenvolvidas no país para combater o Aedes aegypti, mosquito que, além do zika, transmite os vírus da febre amarela, da dengue e da chikungunya.

O virologista Renato Souza, do Instituto Adolfo Lutz, conta como foi feito o sequenciamento do material genético do vírus extraído de uma pessoa que desenvolveu a doença em Campinas.

A entomologista Margareth Capurro, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, fala sobre os métodos alternativos de controle do mosquito pesquisados no país, como um experimento realizado na cidade de Juazeiro, na Bahia, com insetos transgênicos produzidos pela empresa inglesa Oxitec.

O virologista Edison Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, conta como conseguiu replicar amostras de zika recebidas do Instituto Evandro Chagas, no Pará.  Além de reproduzir o vírus em laboratório, o grupo está compartilhando o material com outros pesquisadores que planejam estudá-lo.

Também nesta edição, o professor Jacques Wainer, do Instituto de Computação da Unicamp, apresenta um estudo internacional que analisou a performance de mais de 400 mil alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade.

Especial vírus zika e o desempenho dos estudantes brasileiros no Enade

Programação musical
Não é um bolero – Djavan
O Mosquito – Arnaldo Antunes
Mosquito – The Doors
Funkier than a Mosquito’s tweeter  – Nina Simone
Até o dia  – Dona Zica
O vôo do besouro – Wynton Marsalis
14 anos  – Nara Leão
Com qualquer dois mil réis – Novos Baianos

Apresentação: Fabrício Marques e Ricardo Zorzetto
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3