Imprimir Republicar

menthor

Site ajuda a formatar referências científicas

Plataforma gratuita pretende auxiliar estudantes de qualquer nível acadêmico

Site oferece serviço gratuito

reprodução Site oferece serviço gratuitoreprodução

Formatar as referências bibliográficas no final de um estudo acadêmico é um momento de resignação para muitos. Há regras que devem ser obedecidas para se colocar o nome do autor, do artigo e da publicação, além de outras identificações. Para tornar esse trabalho mais fácil e rápido, o engenheiro de produção Daniel Alon Antar criou um site que faz esse serviço. Basta preencher os campos específicos, sem a formatação e com dados presentes nas publicações, que o software põe as referências dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Daniel teve a ideia depois de sair de uma aula de metodologia científica quando estudava na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. “Saí da aula pensando em como fazer isso e depois de verificar que não há nada parecido de uso fácil, cheguei a uma plataforma computacional que serve a alunos de qualquer nível acadêmico”, conta Daniel. O site, por enquanto, é gratuito. Ele criou uma empresa, a Menthor, que está em fase de pré-aceleração na aceleradora de empresas HotMilk da PUCPR, um organismo que abriga empresas nascentes.

“Minha ideia é ter investidores para que eu possa completar o site e oferecer um editor de textos que vai permitir ao aluno escrever o trabalho completo e editar outros tipos de arquivos, como artigos científicos, além de poder copiar e colar referências bibliográficas”, diz. Desde outubro de 2015, o site já atraiu 15 mil pessoas que fizeram o cadastro. “Espero chegar a 25 mil cadastrados em junho quando a procura deve aumentar com o fim do semestre e principalmente com as entregas de TCCs [Trabalho de Conclusão de Cursos].”

Republicar