Imprimir Republicar

Reconhecimento

Paulo Artaxo ganha o prêmio Almirante Álvaro Alberto

Físico da USP é um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais

03b_2JG2820LÉO RAMOSPaulo Artaxo Neto, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), foi o vencedor da edição 2016 do prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, uma das principais honrarias no campo da ciência e da tecnologia do país. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Marinha do Brasil, o prêmio foi destinado nesse ano à área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O pesquisador receberá o prêmio no dia 4 de maio, às 18 horas, no auditório da Escola Naval do Rio de Janeiro.

Artaxo é graduado em física, mestre em física nuclear e doutor em física atmosférica, todos pela USP. Estudou ou trabalhou em instituições do exterior como a agência espacial norte-americana, a Nasa, e em universidades da Antuérpia (Bélgica), de Lund (Suécia) e em Harvard (Estados Unidos). Sua linha de pesquisa é a área de física aplicada a problemas ambientais. O cientista é reconhecido como um especialista nas questões relacionadas a mudanças climáticas globais, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar.

Um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), Paulo Artaxo, de 62 anos, é membro da equipe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Em 2007, o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore e IPCC dividiram o Prêmio Nobel da Paz. O físico foi um dos 12 cientistas brasileiros que participaram diretamente dos relatórios do painel – e um dos oito que estavam entre os autores principais–, que desde 2002 avaliava a literatura científica sobre os efeitos das mudanças climáticas globais. No total, 600 pesquisadores de 40 países colaboraram na elaboração ou na revisão de todo o trabalho; estima-se que outros 2 mil deram algum tipo de contribuição.

O físico é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS), entre outras organizações. Faz parte do 1% da elite científica cujos papers são os mais citados e de maior impacto, de acordo com levantamento da empresa Thomson Reuters.

O prêmio Almirante Álvaro Alberto é dado em reconhecimento ao pesquisador pela obra científica ou tecnológica que tenha contribuído para o progresso de sua área de atuação. A concessão ocorre em sistema de rodízio, a cada ano, a um dos três grandes campos do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida.

Leia a entrevista de Paulo Artaxo na edição de janeiro de Pesquisa FAPESP

Republicar