Imprimir PDF Republicar

Cartas | 242

Cartas | 242

Boas práticas
Sobre a nota “Mecanismos de correção” (seção Boas Práticas, edição 240), a minha opinião é de que a opção por revistas de acesso livre e também pelo preprint reduziria o risco de plágio nas publicações científicas.

Stevens Rehen
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Via Facebook

***

Umbu
Vale a pena ler a reportagem “O cosmético que vem da Caatinga” (edição 240) e aproveitar os benefícios do umbu. Somos privilegiados pois temos acesso a esse fruto aqui na minha região. Parabéns aos colegas pesquisadores.

Elaine Martins
Via Facebook

***

Paulo Saldiva
A entrevista de Paulo Saldiva (edição 241) mostra um trabalho de total relevância. Comprova que meio ambiente saudável é ser humano saudável.

Ana Maria Brischi
Via Facebook

***

A entrevista é excelente! Nós que moramos em centros urbanos precisamos aprender outro jeito de nos relacionar com o meio ambiente, antes que não exista nem meio ambiente, nem pessoas para se relacionar.

Telma Lucia Barroso
Via Facebook

***

Formatação de referências
Iniciativa louvável a descrita na reportagem publicada on-line “Site ajuda a formatar referências científicas”. Porém, entregar um diploma de ensino superior para alguém que não tem a competência mínima de fazer uma referência é preocupante.

Ivan Claudio Guedes
Via Facebook

***

Sensacional essa nova ferramenta, Menthor, divulgada no site de Pesquisa FAPESP. Embora seja importante que todo estudante e profissional saibam formatar e fazer as referências de forma manual, mesmo que, agora, o software faça isso. Parabéns para o engenheiro de produção que criou o site.

Aylana Cotrinho
Via Facebook

***

Burocracia
A reportagem “Impasse burocrático desacelera pesquisas com material genético”, publicada no site da revista, mostra uma situação absurda, que hoje impede o andamento da minha pesquisa no exterior.

Vania Fonseca
Via Facebook

***

Obesidade
A respeito da reportagem “Uma gordura contra a obesidade”, publicada no site, o vilão é sempre o mesmo, a inflamação, normalmente causada por má alimentação. Para combatê-la, não tem segredo: alimentação saudável e exercícios.

Giovana Vasconcellos
Via Facebook

***

Vídeos
Excelente trabalho o vídeo “Drones sobre o campo”. Parabéns a todos os envolvidos. Vamos precisar cada dia mais de inovações que auxiliem na otimização da produção agrícola.

Régis Vitória
Via Facebook

***

Li o texto “Drones sobre o campo” (edi­ção 239), mas o vídeo complementa muito bem a reportagem: conhecer (um pouco) o funcionamento dos drones e seu sistema de inteligência artificial!

Priscila Mary Yuyama
Via Facebook

Cartas para esta revista devem ser enviadas para o e-mail cartas@fapesp.br ou para a rua Joaquim Antunes, 727, 10º andar – CEP 05415-012, São Paulo-SP. As cartas poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar