Imprimir

Pesquisa Brasil

Ciência no YouTube, fungos resistentes, bioinseticidas e formigas

O biólogo, blogueiro e youtuber Atila Iamarino conta como canais de vídeos sobre ciência e tecnologia estão cada vez mais comuns na internet e despertam o interesse de um público amplo com interesses diversos. Um dos idealizadores do Science Blogs Brasil, Iamarino também está envolvido na criação uma rede que reúne 21 canais de ciência brasileiros no YouTube, o Science Vlogs.

O infectologista Arnaldo Lopes Colombo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fala sobre como infecções causadas por fungos – cada vez mais resistentes a medicamentos – estão matando mais do que a malária e a tuberculose.

O engenheiro agrônomo e entomologista Luís Garrigós Leite, do Instituto Biológico de Campinas, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, explica como nematoides, vermes milimétricos que vivem no solo, podem ser matérias-primas de um bioinseticida para uso comercial na lavoura.

Ainda nesta edição, a bióloga Ana Zangirolame Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra estudo que comprovou que algumas espécies de formiga contribuem para a nutrição das bromélias que as abrigam.

Ciência no YouTube, fungos resistentes, bioinseticidas e formigas
     

Programação musical
O Mundo – Karnak
Os alquimistas estão chegando – Jorge Ben Jor
O Silêncio – Arnaldo Antunes
A Formiga – Clara Nunes

Apresentação: Fabrício Marques e Carlos Fioravanti.
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republish