Imprimir Republicar

Reconhecimento

Matemático Marcelo Viana recebe maior prêmio da França

Diretor do Impa e o colega francês François Labourie são reconhecidos por trabalhos em sistemas dinâmicos

Marcelo Viana (esquerda) e François Labourie (direita) receberam o prêmio de Jean-Michel Bony, membro da Academia Francesa de Ciências

Laurence de Terline/Institut de FranceMarcelo Viana (esquerda) e François Labourie (direita) receberam o prêmio de Jean-Michel Bony, membro da Academia Francesa de CiênciasLaurence de Terline/Institut de France

Nesta quarta-feira (8/6), o matemático brasileiro Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, esteve em posição de destaque. Ele recebeu, em parceria com o colaborador François Labourie, da Universidade de Nice, na França, o Grande Prêmio Científico Louis D., concedido pela primeira vez à matemática e a um pesquisador brasileiro. “Muito mais do que uma honra, o prêmio que ora me é concedido representa um instrumento com potencial para impactar de forma duradoura a matemática no nosso país e o modo como esta disciplina, tão bonita, tão importante e tão incompreendida, é percebida na sociedade brasileira”, escreveu na carta de agradecimento divulgada na íntegra pelo jornal O Globo.

É um valor considerável: € 450 mil, cerca de R$ 1,8 milhão, a ser direcionado principalmente à pesquisa. Os pesquisadores ficam apenas com 10% do total. A ideia é usar o fundo para custear o trabalho de 12 jovens matemáticos, metade de origem brasileira e metade de origem francesa, ampliando os estudos da parceria em sistemas dinâmicos, que descrevem fenômenos que evoluem com o tempo – astronômicos, climáticos e ecológicos, por exemplo (ver Pesquisa FAPESP nº 134).

Viana também está empenhado em aprimorar o ensino de matemática no Brasil, por meio do Programa de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, conforme conta em entrevista publicada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (ver também Pesquisa FAPESP nº 173).

O prêmio é mais um reconhecimento da excelência e da projeção internacional do Impa, destacado em 2014 pela medalha Fields, considerada o Nobel da área, a Artur Ávila, pesquisador do instituto brasileiro. Em 2017, o Impa será sede da Olimpíada Internacional de Matemática e em 2018 organizará o Congresso Internacional de Matemática, que ocorrerá  pela primeira vez no hemisfério Sul.

Republicar