Física

Formação de uma quasipartícula

A simulação da formação de um tipo de quasipartícula, uma perturbação coletiva em um meio que se comporta como se fosse uma partícula, foi observada em tempo real por uma equipe de físicos da Universidade de Innsbruck, Áustria (Science, 7 de outubro).  Os pesquisadores registraram o nascimento de polarons de Fermi, uma forma de quasipartícula, em um gás quântico ultrafrio, formado por uma nuvem de átomos de lítio na qual estão embebidos átomos de potássio. Em sistemas com matéria condensada, o processo dura cerca de 100 attosegundos (1 attosegundo equivale a 1×10−18 de 1 segundo). Na simulação com o gás, que trabalhou com um sistema menos denso, os polarons se formaram em alguns microssegundos. Rudolf Grimm, coordenador do estudo, faz uma analogia para explicar o conceito de quasipartícula. “Imagine um esquiador em um dia com queda de neve”, compara Grimm. “Uma nuvem de cristais o circunda. Juntos, eles formam um sistema que tem propriedades diferentes do que o esquiador sem a nuvem.” Esse sistema é a quasipartícula.