Imprimir PDF Republicar

Cartas | 249

Cartas | 249

UFABC
O texto nos mostra a emergência de um modelo que superou a velha universidade pretensiosa, cheia de vícios e linguajares empolados, herdeira das piores distorções do positivismo do século XIX (“Universidade sem departamentos”, edição 247). Ganhei o dia.

Álamo Pimentel

***
Arte e loucura
Que reportagem maravilhosa (“Ateliê Juquery”, edição 247). Gostei tanto.

Regina Lima

***
Arqueologia
Essas fotos e suas legendas me levaram para bem perto da escavação (“Cenas de uma escavação arqueológica”). Só faltou o cheiro, ou seja, não faltou nada. Parabéns!

Rodolfo Dourado Maia Gomes

***
O fascinante trabalho interdisciplinar da arqueologia no Brasil (“Os povos de Lagoa Santa”). Parabéns aos nossos bravos cientistas!

Patricia Pitaluga

***
Reconhecimento
Criou-se o estigma de que há carreiras femininas e masculinas, inibindo possíveis vocações a este ou aquele determinado ramo do conhecimento (“Monica Porto é Eminente Engenheira do Ano”). Torço para que essa louvável agraciação contribua para diminuir a disparidade de gênero e promover a igualdade em todos os aspectos.

André Rezende

***
Unicamp 50 anos
Parabéns a toda essa dinâmica universidade! 50 anos é pouco, mas quanto se pode fazer em tão pouco tempo! Que os próximos 50 sejam marcados pelo mesmo dinamismo.

Elizabeth Balbachevsky

***
É muito gostoso ver o reconhecimento pela atuação da Unicamp na formação de profissionais de todas as áreas, sua colaboração no avanço do conhecimento, na economia do país, inovando em programas de inclusão social…

Simone Figueiredo

***
Saúde da mulher
Que médico sensacional. Isso é a medicina: ajudar o outro sem julgamentos (“Perfil: Anibal Faúndes”).

Carol Oliveiras

***
YouTube
Melhor meio de atrair a juventude de hoje, sou prova viva disso (“Youtubers na ciência”).

Bruno Marcelo

***
Amei, não só a parte visual e de edição da reportagem, mas também o conteúdo. Trabalho em um centro de pesquisa e vejo como é difícil fazer a transferência da linguagem tradicional para a moderna, mesmo tendo maior parte do quadro de pesquisadores jovens. Lutemos para que o assunto se torne, um dia, parte da grade curricular das universidades.

Giuliana Castro Magalhães

***
Aptidão esportiva
Sempre com ótimas informações, ótimo vídeo (“Genética do esporte”). Espero mesmo que seja possível utilizar essa tecnologia a partir do período escolar. Creio que ajudará várias crianças a encontrar uma atividade física ideal.

Lucas Tavares

***
Vacinas
Fantástico, excelente trabalho do médico Guido Carlos Levi! A vacinação deve ser feita sim. Esse movimento das classes A e B não tem fundamento epidemiológico, são casos de exceção tomados como regra pelo medo (“Perfil: Guido Carlos Levi”).

Vinícius Paes

***
Correção
Na reportagem “Desafios sob encomenda” (edição 248), o número correto de artigos publicados em revistas indexadas por pesquisadores ligados ao Hospital Sírio-Libanês é 38 e não 28.
***
Cartas para esta revista devem ser enviadas para o e-mail cartas@fapesp.br ou para a rua Joaquim Antunes, 727, 10º andar – CEP 05415-012, Pinheiros, São Paulo-SP. As cartas poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar