Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Bases neurais da caça, livro infantil inédito, escassez de mulheres na filosofia e aumento da eficiência do laser aleatório

O neuroanatomista Newton Canteras (foto), professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e especialista no estudo das bases neurais do medo e da agressão, fala sobre um estudo recente que indicou como a estimulação de uma sub-região da amígdala cerebral controla o comportamento agressivo de predadores.

Norma Ferreira, professora da Faculdade de Educação da Unicamp, comenta o resgate da obra Versos para os pequeninos, um livro de poemas para crianças escrito entre 1886 e 1897 pelo educador fluminense João Kopke e ficou inédito por pelo menos 120 anos.

Carolina Araújo, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, apresenta um estudo pioneiro no Brasil que revelou um fenômeno vivenciado por pesquisadores do campo da filosofia em vários lugares do mundo: mulheres são minoria entre estudantes e docentes dessa área do conhecimento.

O físico suíço Niklaus Wetter, diretor do Centro de Lasers e Aplicações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), fala sobre o aumento da eficiência do laser aleatório, um tipo de laser que abre caminho para o desenvolvimento de laboratórios biomédicos compactos, portáteis e descartáveis, conhecidos pela expressão em inglês lab on a chip.

Bases neurais da caça, livro infantil inédito, escassez de mulheres na filosofia e aumento da eficiência do laser aleatório

 
     

Programação musical
Clara Nunes – forças da natureza
Nico Assumpção – Paca Tatu Cotia Não
Malu Magalhães – Velha e louca
Pepeu Gomes – Raio Laser
Bjork – Sacrifice

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Republicar