Imprimir Republicar

PODCAST

Greening, preprint, chip e bioluminescência

  • 06:28 José Roberto Postali Parra
  • 18:50 Stevens Rehen
  • 32:08 Wilhelmus Van Noije
  • 39:53 Cassius Stevani
 
00:00 / 55:44

O engenheiro agrônomo José Roberto Postali Parra, professor Esalq-USP, fala sobre o desenvolvimento de uma tecnologia responsável pelo combate ao greening, praga que atinge os laranjais.

O neurocientista Stevens Rehen, da UFRJ e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, explica o modelo de publicação conhecido como preprint, que disponibiliza os artigos em repositórios eletrônicos públicos, expondo seus resultados à crítica instantânea da comunidade científica antes mesmo da publicação oficial.

Um chip com menos de 1 centímetro quadrado será uma das contribuições do Brasil para a detecção de partículas elementares no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, operado pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. Wilhelmus Van Noije, da Poli-USP e coordenador do projeto de desenvolvimento do chip, comenta o experimento.

Pesquisadores russos e brasileiros desvendaram uma parte importante das reações químicas responsáveis pela bioluminescência de um tipo de cogumelo que emite luz verde. Cassius Stevani, professor no Instituto de Química da USP, explica essas reações.

Programação musical
Spacy oddity – Seu Jorge
Jah jah me leve – Ponto de equilíbrio
Azul e prateado – Arnaldo Antunes
Bandolins – Oswaldo Montenegro

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Republicar