Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Cana transgênica, o sol e suas irmãs, biossensores e carros elétricos

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba, interior de São Paulo, desenvolveu uma variedade transgênica de cana resistente à broca-da-cana, a fase larval de uma mariposa, que é a principal praga dos canaviais brasileiros. O engenheiro agrônomo William Lee Burnquist, diretor de melhoramento genético do CTC, fala sobre esse novo variedade e seu potencial de produção no país.

O astrofísico José-Dias do Nascimento Júnior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador visitante do Centro de Astrofísica da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, comenta seu estudo publicado na revista Science, que indica que o Sol não é diferente de suas irmãs em nada.

O engenheiro de materiais Valtencir Zucolotto, coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos da USP, explica como funcionam os biossensores utilizados no diagnóstico e na prevenção de doenças.

O avanço dos carros movidos a energia elétrica é motivado por preocupações ambientais e pela perspectiva de esgotamento de petróleo. Para falar sobre esse assunto, conversamos com o engenheiro eletricista Raul Fernando Beck, responsável pela área de Sistemas e de Energia da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas, e coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE Brasil).

Cana transgênica, o sol e suas irmãs, biossensores e carros elétricos

 
     

Programação musical:
Cássia Eller – Queremos Saber
Gilberto Gil – A ciência em si
Legião Urbana – Tempo perdido

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Carlos Fioravanti
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00 e sábados às 18h, pela Rádio USP

Republicar