Cartas | 259

Artigos científicos
O cientista tem a ideia original. É financiado com dinheiro público, muitas vezes dentro de uma instituição pública. Faz os experimentos, analisa os dados e escreve o artigo que, por fim, é revisado de graça pelos pares. Tudo que as editoras fazem é hospedar o texto em PDF em algum servidor com paywall. Quase sempre o público (que financiou a pesquisa) e muitas vezes o próprio pesquisador (autor do trabalho) não detêm os direitos sobre o conhecimento gerado. O conhecimento deveria ser gratuito e para todos (sobre a nota “Corte dos EUA multa em US$ 15 milhões sites que pirateiam artigos”).

Ricardo Oliveira
Energia solar
Para aproveitar nos edifícios e no planejamento urbano (relativo à reportagem “Para aproveitar o Sol”, edição 258).

Cláudia Naves David Amorim
Pipe 20 anos
Sobre a reportagem “Pipe 20 anos” (edição 257), esse é o tipo de investimento em ciência que traz benefícios para a população.

Tomaz Puga Leivas
Vídeos
Parabéns pelo vídeo “Internet para todos”. Elon Musk, dono da montadora de carros elétricos Tesla, também tem interesse em levar internet para qualquer lugar do mundo, mas com o uso de satélites.

Esdley Moreira
Muito legal saber como se conhece a idade aproximada de uma árvore (vídeo “A saúde das árvores urbanas”).

Ruth Claudia
Um simples experimento mostrando coisas importantíssimas para a ciência (vídeo “Astrofísica na banheira”). Parabéns!

Allan Guglielmi Herlinger
O legal é a criatividade para bolar um experimento simples, mas com as características ideais para comparação do fenômeno físico.

Angni Agni
Vídeo incrível, todos que possuem um mínimo de curiosidade deveriam ver.

Renan Souza Sá
Correções

Na nota “A mãe de todas as flores” (edição 258) o nome correto da pesquisadora da Universidade de São Paulo é Juliana El Ottra.
**
O significado da sigla LNBio é Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e não de Biologia, como foi publicado na reportagem “A era da edição genômica” (edição 258).
**
A foto da página 85 que ilustra a reportagem “A periferia por ela mesma” (edição 258) é de uma quadra na região do Grajaú, em São Paulo, e não na favela Peri. O autor é Erick Diniz.
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br