Imprimir PDF Republicar

Cartas | 259

Cartas | 259

Artigos científicos
O cientista tem a ideia original. É financiado com dinheiro público, muitas vezes dentro de uma instituição pública. Faz os experimentos, analisa os dados e escreve o artigo que, por fim, é revisado de graça pelos pares. Tudo que as editoras fazem é hospedar o texto em PDF em algum servidor com paywall. Quase sempre o público (que financiou a pesquisa) e muitas vezes o próprio pesquisador (autor do trabalho) não detêm os direitos sobre o conhecimento gerado. O conhecimento deveria ser gratuito e para todos (sobre a nota “Corte dos EUA multa em US$ 15 milhões sites que pirateiam artigos”).

Ricardo Oliveira
***
Energia solar
Para aproveitar nos edifícios e no planejamento urbano (relativo à reportagem “Para aproveitar o Sol”, edição 258).

Cláudia Naves David Amorim
***
Pipe 20 anos
Sobre a reportagem “Pipe 20 anos” (edição 257), esse é o tipo de investimento em ciência que traz benefícios para a população.

Tomaz Puga Leivas 
***
Vídeos
Parabéns pelo vídeo “Internet para todos”. Elon Musk, dono da montadora de carros elétricos Tesla, também tem interesse em levar internet para qualquer lugar do mundo, mas com o uso de satélites.

Esdley Moreira
***
Muito legal saber como se conhece a idade aproximada de uma árvore (vídeo “A saúde das árvores urbanas”).

Ruth Claudia
***
Um simples experimento mostrando coisas importantíssimas para a ciência (vídeo “Astrofísica na banheira”). Parabéns!

Allan Guglielmi Herlinger
***
O legal é a criatividade para bolar um experimento simples, mas com as características ideais para comparação do fenômeno físico.

Angni Agni
***
Vídeo incrível, todos que possuem um mínimo de curiosidade deveriam ver.

Renan Souza Sá
***
Correções

Na nota “A mãe de todas as flores” (edição 258) o nome correto da pesquisadora da Universidade de São Paulo é Juliana El Ottra.
**
O significado da sigla LNBio é Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e não de Biologia, como foi publicado na reportagem “A era da edição genômica” (edição 258).
**
A foto da página 85 que ilustra a reportagem “A periferia por ela mesma” (edição 258) é de uma quadra na região do Grajaú, em São Paulo, e não na favela Peri. O autor é Erick Diniz.
***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar