Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Cromossomo X inativo, ciência cidadã, Ig Nobel e Internet das Coisas

A geneticista Maria Vibranovski (foto), do Instituto de Biociências da USP, fala sobre um estudo que mostra que a inativação do cromossomo X em embriões de mulheres ocorre seis dias após a fertilização.

Ciência cidadã estimula a produção do conhecimento por meio da colaboração entre pesquisadores e público leigo. A bióloga Natália Pirani Ghilardi-Lopes, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã da UFABC, explica como funciona e quais são as recomendações a serem seguidas por essa prática.

Dois grupos de pesquisa brasileiros foram laureados pelo Ig Nobel. O biólogo Rodrigo Ferreira, da Universidade Federal de Lavras, comenta a descoberta de insetos com sexos invertidos. Na categoria nutrição, a pesquisa premiada analisou fezes de morcegos-vampiros para averiguar a sua dieta. O biólogo Enrico Bernard, da Universidade Federal de Pernambuco, explica os resultados do artigo.

Um estudo encomendado pelo BNDES mostra que a Internet das Coisas pode aumentar a produtividade da economia e impulsionar empresas inovadoras no Brasil. O engenheiro Vinícius Garcia de Oliveira, da Fundação CPqD, fala sobre o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia nos setores da cidade, da saúde, da indústria e do agronegócio.

Cromossomo X inativo, Ciência Cidadã, Ig Nobel e Internet das Coisas

Programação musical:
Lenine – O homem dos olhos de raio X
Joyce – Feminina
Almir Sater – Tocando em Frente
Gilberto Gil – Pela internet

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3