Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Insetos sociais, raios cósmicos, animais na pista, e menos água no arroz

O biólogo Fábio Santos do Nascimento, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), explica como funciona a comunicação entre os chamados insetos sociais, como as abelhas e as formigas, que se reconhecem e se organizam por meio de compostos químicos que recobrem seus corpos.

Raios cósmicos ultraenergéticos têm origem em galáxias distantes da Via Láctea. A física Carola Chinellato, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e líder da participação brasileira no Observatório Pierre Auger, comenta o estudo que rastreou o caminho dessas partículas.

A bióloga Fernanda Abra, da startup ViaFauna, fala sobre o Passa-bicho, um sistema de sensores que detecta a presença de animais na rodovia e alerta os motoristas sobre os bichos na pista.

Para enfrentar a escassez de água, o engenheiro agrônomo André Borja Reis, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, criou um método de plantio de arroz que economiza até 50% de água. Ele fala sobre o processo de desenvolvimento dessa nova técnica.

Insetos sociais, raios cósmicos, animais na pista, e menos água no arroz

 
     

Programação musical:
Raul Seixas – Medo da Chuva
Luiz Melodia – Fadas
Francisco, el Hombre – Triste, louca ou má
Vangelis – Beautiful planet Earth

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Participação: Carlos Fioravanti
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00,  sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP

Republicar