Imprimir Republicar

pesquisa brasil

Barroco paulista, carros elétricos, envelhecimento, e caquexia

Durante o mês de janeiro, o Pesquisa Brasil reprisa as melhores entrevistas de 2017. Nesta edição:

Danielle Pereira, pesquisadora do grupo Barroco Memória Viva do Instituto de Artes da Unesp, fala sobre a descoberta de novas obras, autores e documentos do barroco paulista – até pouco tempo visto como pouco expressivo – e que estão mudando a história da arte de São Paulo.

O avanço dos carros movidos a energia elétrica é motivado por preocupações ambientais e pela perspectiva de esgotamento de petróleo. Para falar sobre esse assunto, conversamos com o engenheiro eletricista Raul Fernando Beck, responsável pela área de Sistemas e de Energia da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas, e coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE Brasil).

O biomédico Marcelo Mori, professor da Unicamp, fala sobre a investigação de mecanismos que promovem o aumento do tempo de vida e são ativados pela restrição calórica e pelo exercício físico.

À frente de um estudo clínico em andamento no Hospital Universitário da USP, a bióloga Marília Seelander explica como exercícios físicos podem facilitar o tratamento de pessoas com câncer e caquexia, uma síndrome caracterizada pela perda contínua de massa muscular e de apetite.

Barroco paulista, carros elétricos, envelhecimento, e caquexia

 
     

Programação musical:
Antonio Vivaldi – Primavera, de “As quatro estações”

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Carlos Fioravanti
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00,  sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP

Republicar