Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Mercadorias chinesas, laranjeira transgênica e dessalinização

Carlos Freire, que faz estágio de pós-doutorado no Departamento de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP desenvolvendo o estudo “Cidades e mercados: Migrações e rotas comerciais de São Paulo à Guangzhou e Yiwu”, fala sobre as mercadorias chinesas que circulam pelo Brasil, distribuídas a partir de São Paulo, e que antes vinham da Ciudad del Este, no Paraguai.

A bióloga Alessandra Alves Souza, do Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), conta sobre como foi possível criar uma variedade de laranjeira transgênica resistente à Xylella fastidiosa, causadora da clorose variegada dos citros.

Uma nova alternativa para dessalinizar a água está utilizando carvão ativado com poros nanométricos, capazes de reter íons e moléculas. Conversamos com o engenheiro químico Luís Augusto Martins Ruotolo, professor da UFSCar e pesquisador do Laboratório de Tecnologias Ambientais (Latea), onde foram desenvolvidos os carvões adotados nesse novo processo.

Mercadorias chinesas, laranjeira transgênica e dessalinização

 
     

Programação musical:
Anelis Assumpção: Receita Rápida
João Bosco – De frente pro crime
Os Originais do Samba – Falador passa mal
Beto Gudes – O sal da Terra
Guilherme Arantes – Planeta água

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00,  sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP

Republicar