Imprimir Republicar

Podcast

Arte de rua, radar além dos mares, zika em crianças e formigas-cortadeiras

 
     

O antropólogo Alexandre Barbosa Pereira, professor da Unifesp, conta como a pixação paulistana passou a integrar circuitos artísticos.

Desenvolvido pela Iacit Soluções Tecnológicas, o radar OTH é capaz de detectar e identificar embarcações além da curvatura da Terra. O engenheiro eletrônico Gustavo de Castro Hissi, diretor de projetos da empresa fala sobre o desenvolvimento e as aplicações do aparelho.

A neurocientista Julia Clarke, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, comenta um estudo que indica que o vírus zika poderia comprometer o desenvolvimento cerebral de crianças infectadas após o nascimento.

Estudo mostra que as formigas saúvas usam folhas para e se alimentar de várias espécies de fungos, e não de apenas um, como se imaginava. O farmacêutico-bioquímico Maurício Bacci Junior, da Unesp de Rio Claro, explica os resultados da pesquisa.

Programação musical:
Kaô – Gilberto Gil
Um bom lugar – Sabotage
Pais e Filhos – Legião Urbana
O mar – Dorival Caymmi

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Participação: Christina Queiroz
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar