Imprimir Republicar

Podcast

Engenharia alemã, combate ao câncer, agricultura amazônica e pesquisa colaborativa

• 05:20 Adriane Acosta Baldin
  • 26:18 Vilma Regina Martins
  • 36:07 Jennifer Watling
  • 43:37 Roberto Berlinck

00:00 / 56:31

Adriane Acosta Baldin, arquiteta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), fala sobre a participação dos alemães no desenvolvimento de São Paulo em meados do século XIX.

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) incentiva projetos de prevenção e de combate ao câncer feitos por instituições de pesquisa e hospitais filantrópicos. A superintendente de pesquisa do A.C. Camargo Cancer Center, Vilma Regina Martins, explica quais são os projetos recentes do hospital que foram aprovados pelo programa.

Estudo aponta que há nove mil anos já havia agricultura na floresta amazônica. A arqueóloga britânica Jennifer Watling comenta os indícios encontrados onde hoje é o sítio arqueológico de Teotônio, em Rondônia.

Roberto Berlinck, químico do Instituto de Química de São Carlos da USP, fala sobre um estudo colaborativo que permitiu a sintetização de substâncias produzidas por um fungo marinho capazes de inibir a proliferação de células tumorais expostas a raios gama.

Programação musical:
Jorge Ben Jor – Gabriel Guerreiro Galáctico
Adoniran Barbosa – Saudosa Maloca
Gilberto Gil – Átimo e pó