Imprimir Republicar

Podcast

Nascimentos precoces, legaltechs e corredores ecológicos

 
     

Bruno Feigelson, presidente da Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs, fala sobre o potencial de mercado das startups que desenvolvem e utilizam tecnologias aplicadas ao direito.

A proporção de cesáreas no Brasil ultrapassou o número de partos normais em 2009 e não diminuiu mais. O pediatra e epidemiologista Fernando Barros, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), explica como as cesarianas desnecessárias podem colocar em risco a saúde da mulher e da criança.

A ginecologista e obstetra Zilma Reis, professora da UFMG, comenta como funciona o Preemie, um teste que mede a idade gestacional de bebês na hora do parto, a partir da luz refletida pela pele.

Nos últimos 20 anos, a regularização das terras para cumprir a legislação ambiental favoreceu a criação de corredores ecológicos, fundamentais para a conservação da biodiversidade. O biólogo Ricardo Ribeiro Rodrigues, coordenador do grupo de pesquisadores da Esalq-USP que chegou a essa conclusão, fala sobre o estudo.

Programação musical:
Pessoa Nefasta – Gilberto Gil
A lei – Raul Seixas
Tua Cantiga – Chico Buarque
Flor de Liz – Djavan
Tocando em Frente – Almir Sater

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

 

 

 

 

 

Republicar