Imprimir PDF Republicar

Cartas | 275

Cartas | 275

Gênero
A situação retratada na reportagem sobre a falta de apoio e o ambiente hostil que contribuem para baixa adesão de mulheres às áreas Stem é lamentável (“Onde as cientistas não têm vez”, edição 273). Nós, mulheres, ainda temos muito pelo que lutar.
Katarina Duarte Fernandes

***

Fábrica Ipanema
Muito me alegrou a reportagem sobre a Fábrica de Ferro Ipanema (“Dois séculos de Ipanema”, edição 273). Em busca de dados genealógicos de minha família, me encantei com a história em torno da fábrica e os detalhes de seu funcionamento, tão bem esmiuçados por Eschwege, desde a ida, em 1810, de Varnhagem para o morro de Araçoiaba para projetar a fábrica.
Idivaldo Antonio Micali
UFRN – Natal/RN
***

Efeito estufa
Sobre a nota “Na Holanda, Justiça obriga governo a cortar gases do efeito estufa” (edição 273), não é com lei que se vai resolver esse problema. É preciso uma solução na questão da obtenção de energia.
Henrique Ribeiro

***

Museu Nacional
Parabenizo Pesquisa FAPESP pelas reportagens sobre os museus brasileiros (“Museus em crise”, edição 272).
Alexander Kellner
Museu Nacional-UFRJ

***

Museu da Natureza
Que seja mantido e cuidado como merece (“Nova vitrine no sertão”, edição 272).
Lúcia Cruz

**

Mais uma valorosa conquista de Niède Guidon e de sua equipe!
Luiz Rios

***

Vídeo
Fantástico o vídeo de divulgação de um trabalho de valor inestimável (“Línguas indígenas”). Parabéns à Pesquisa FAPESP e à linguista!
Germana Barata

Que bom que não há apenas preocupação com o desaparecimento dos idiomas tradicionais, mas também ação real e projetos acadêmicos com tal intuito.
Marcos Lima Cerqueira

A interdisciplinaridade entre biologia e química pode elucidar a instigante dinâmica da natureza (“As aparências enganam”).
Maria de Fátima Santos

Correção
Na reportagem “Apoio à pesquisa inovadora no Ceará(edição 274), Mona Lisa Moura de Oliveira é professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e não da federal (UFC), e tem formação em engenharia mecânica.

Republicar