Imprimir Republicar

Podcast

Vacina contra a dengue, doenças raras e literatura de cordel

 
     

Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, fala sobre a fase de testes da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto e comenta os benefícios do acordo de colaboração técnica e científica assinada em dezembro com a multinacional farmacêutica MSD.

Um novo censo nacional sobre doenças raras de origem genética, ambiental ou congênita atualizou os dados sobre a distribuição dessas moléstias pelo país. A médica geneticista Lavínia Schuler-Faccini, professora da Universidade Federal do Rio Grande de Sul, fala sobre os dados observados nesse levantamento e no anteriorm, feito em 2014.

Em setembro de 2018, o conselho consultivo do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A historiadora Rosilene Alves de Melo, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba e consultora do Iphan, explica a importância desse título.

Programação musical:
Pinduca – Carimbó do macaco
Gilberto Gil – Drão
Jaloo – Chuva
Ednardo – Pavão Misterioso
Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar