Imprimir

Podcast

Engenharia espacial, ração para pets e magistratura brasileira

     

Em março, aconteceu o teste inaugural da primeira cápsula projetada por uma companhia privada para levar seres humanos ao espaço. O engenheiro espacial Lucas Fonseca, diretor da Airvantis, empresa de tecnologia aeroespacial que oferece serviços para a Estação Espacial Internacional, explica como esse feito pode ser uma chance de negócio para países com pouca tradição na área espacial.

Duas pesquisas realizadas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), no campus de Piracicaba da USP, analisaram a composição das rações brasileiras para cães e gatos e constataram que os principais ingredientes desses alimentos são milho e subprodutos de aves. O engenheiro-agrônomo Luiz Antônio Martinelli, pesquisador e professor da USP, comenta os resultados.

O sociólogo Marcelo Tadeu Baumann Burgos, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-RJ, fala sobre a pesquisa Quem somos – a magistratura que queremos, da Associação dos Magistrados Brasileiros, que atualizou, em 2018, o perfil dos juízes brasileiros.

Programação musical
Cérebro eletrônico – Gilberto Gil
Luar do sertão – Maria Bethânia
Eu nasci há 10 mil anos atrás – Raul Seixas
E agora, José? – Paulo Diniz (poema de Carlos Drummond de Andrade)

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Ricardo Zorzetto
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar