Imprimir

Podcast

Minirrobôs, cidadania e história do cinema

     

O químico Amauri Jardim de Paula, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica como foi possível transformar partículas de óxido de ferro em robôs destruidores de películas bacterianas, que poderiam ser usados, por exemplo, no tratamento de canal dentário.

A Unicamp criou a Diretoria Executiva de Direitos Humanos, um órgão para articular políticas sobre tolerância, cidadania e inclusão em sua comunidade acadêmica. A historiadora Néri de Barros Almeida, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, comenta a importância da nova diretoria dentro da instituição.

O livro Nova História do cinema brasileiro reúne análises de 26 pesquisadores especializados em diferentes épocas e gêneros do cinema, que reconstroem mais de cem anos da produção nacional. Fernão Pessoa Ramos, professor titular do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp e um dos organizadores do livro, fala sobre a obra.

Programação musical
Filho – Milton Nascimento
Epitáfio – Titãs
Gente – Caetano Veloso
Seu Chopin, desculpe – Chico Buarque e Johnny Alf
Qualquer coisa – Caetano Veloso

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republish