Imprimir PDF Republicar

Cartas | 281

Cartas | 281

Autonomia das universidades
Decreto de 1989 criou modelo de financiamento que permitiu o crescimento extraordinário das universidades estaduais paulistas (“A construção do futuro”, edição 280). Foi assim que essas instituições entraram para o ranking das melhores universidades da América do Sul e do Brasil.

Rosa Cristina

***
Equipamento multiusuário
Essa é uma ideia que trouxe de São Paulo quando vim para o Pará (“Acesso rápido a máquinas e laboratórios”, edição 279). Tive a oportunidade de participar de dois workshops de sistemas multiusuário da FAPESP. Hoje, o Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará tem uma estação multiusuário de equipamentos de microscopia, que vai daqueles com sistema de fluorescência até um microscópio eletrônico de varredura.

Marcus Vinicius Domingues

***
Pré-iniciação científica
Comecei a trabalhar em laboratório e com pesquisa graças a uma oportunidade como essa, de pré-iniciação científica (“Fazendo pesquisa na escola”, edição 280). Me apaixonei e hoje estou no doutorado.

Ana Carolina Von Daben

***
Cashmere
Parabéns à pesquisadora Lia Coelho pela contribuição a nossa sociedade (“O fino pelo das cabras”, edição 279). Que essas patentes se tornem realidade, a despeito de tantas adversidades que a pesquisa científica enfrenta.

André Mascia Silveira

***
Suicídio de jovens
Sobre a reportagem “Juventude extraviada” (edição 280), acho que é hora de uma análise crítica da sociedade em que vivemos.

Leonardo Noboru Seito

***
Vídeos
Tudo fascinante neste vídeo (“Dinossauros devem ter surgido no Sul do Brasil”). Principalmente para um biólogo, como eu.

Jair F. Morais

**
Incríveis essas informações sobre dinossauros, não tinha ideia.

Weslley Castro

**
Excelente vídeo. Esses achados deveriam ser celebrados e estudados nas salas de aula de todo país. Continuem com esse projeto.

Alessandro Silva

**
Agroquímicos (“Agroquímicos ameaçam abelhas-sem-ferrão”)? Cada hora é um eufemismo diferente. É agrotóxico. Somos um dos maiores consumidores, incluindo vários que são proibidos nos países onde são fabricados.

André Luís dos Santos

Republicar