Imprimir Republicar

Podcast

Filme e acervos inéditos e os impactos de Belo Monte

     

O historiador José Amílcar Bertholini de Castro, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fala sobre o curta-metragem inédito de Nelson Pereira dos Santos que foi encontrado durante sua pesquisa de doutorado.

Acervos inéditos de Celso Furtado e de Joaquim Nabuco serão abertos ao público. A editora e tradutora Rosa Freire d’Aguiar, viúva de Celso Furtado, aponta os arquivos pessoais do economista paraibano que estarão disponíveis no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Albertina Lacerda Malta, coordenadora de documentação e pesquisa do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundaj, comenta quais são os novos documentos de Joaquim Nabuco que estarão disponíveis na fundação.

Guillaume Leturcq, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comenta o estudo que avaliou os impactos socioambientais gerados pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

Programação musical:
Envelhecer – Arnaldo Antunes
Fantasma da Ópera – Olívia Byington e Banda Barca do Sol
Noites do norte – Caetano Veloso
Bogotá – Criolo

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar