Imprimir Republicar

Podcast

Desafio da Unicamp, conservação ambiental, cangas amazônicas e Machado de Assis

     

O 10º Grande Desafio da Unicamp, evento organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da universidade, ocorreu em outubro com 240 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos e teve como questão principal “Como garantir água limpa para a sua cidade?”. O físico Claudecir Ricardo Biazoli, pesquisador da Unicamp e membro do comitê científico do evento fala sobre a gincana e a importância de estimular o aprendizado com base na solução de problemas.

Entre 2013 e 2016, o governo brasileiro investiu pouco mais de 297 milhões de dólares na manutenção de áreas de conservação ambiental. Mas esse valor não foi aplicado de modo homogêneo. O engenheiro químico Alan Cavalcanti da Cunha, professor do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá, foi um dos coordenadores do estudo publicado revista Land Use Policy que calculou esses dados e explica como são distribuídos esses investimentos.

Um tipo de vegetação que cresce sobre afloramentos de minério de ferro, as chamadas cangas, guarda uma riqueza de espécies muito grande. A botânica Daniela Zappi, do Instituto Tecnológico Vale, de Belém fala sobre essa vegetação.

Hélio de Seixas Guimarães, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, explica como foi o processo de recepção da obra de Machado de Assis, que teve seu talento reconhecido por seus contemporâneos, mas, no entanto, o classificaram como um caso único, deslocado do ambiente literário local.

Nos 180 anos de nascimento de Machado de Assis, novas facetas do autor têm sido reveladas a partir da análise de textos considerados de menor importância até meados dos anos 2000. Silvia Maria Azevedo, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, comenta sua pesquisa A colaboração de Machado de Assis na Semana Ilustrada.

Programação musical:
Pangea – André Abujamra
Planeta Agua – Guilherme Arantes
Sabor Colorido – Geraldo Azevedo

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar