Imprimir Republicar

Podcast

Fio frio, algoritmos parciais e sistema estelar

     

Torcer e destorcer fibras pode reduzir a temperatura da água. Douglas Galvão, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, conta como a manipulação de fibras de borracha, linha de pesca ou fios de liga de níquel e titânio pode alterar a temperatura do material em até 20ºC.

O cientista da computação Virgílio Almeida, professor emérito do Departamento de Ciência da Computação, da UFMG, e professor associado do centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, explica como algoritmos reforçam preconceitos.

Sistema estelar em forma de pretzel foi visto no céu. O astrofísico Felipe de Oliveira Alves, que faz estágio de pós-doutorado no Centro de Estudos Astronômicos do Instituto Max Planck para Física Extraterrestre, em Munique, na Alemanha, fala sobre o estudo que registrou as estrelas.

Programação musical
Camadas – Céu
Águas de Março – Tom Jobim e Elis Regina
O mosquito – Arnaldo Antunes
O quereres – Caetano Veloso
Estrela – Vander Lee

Apresentação: Fabricio Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e Montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar