Imprimir PDF Republicar

Cartas | 288

Comentários | 288

Bullying
Essa é uma questão em todas as ciências de formação (“Bullying nas escolas de saúde”, edição 287). O sujeito perpassa situações de desprezo, baixa autoconfiança e abusos. Exatas, humanas e biológicas deveriam se conscientizar da necessidade de agir e limitar situações dessa natureza.
Flávio Silva Rezende

***
Turismo científico
Fazemos muitas viagens unindo ciência, educação e turismo aqui no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade de Maringá (“Saberes de viagem”, edição 287).
Debora Santanae

**
Que trabalho importante este. Tomara que ganhe corpo na prática turística.
Olga Sérvulo 

***
Amazônia
As previsões mais pessimistas, desde a década passada, podem estar se confirmando (“Amazônia, agora, é fonte de CO2”, edição 287). Isso é um assunto de extrema importância no funcionamento climático da Terra.
Angelo Mendonça

**
Realmente muito trágico. Temos que agir. Repensar nosso consumo, que reflete nas ações de quem está derrubando a floresta.
Regina Y. Hashimoto Miura 

**
Dá uma leve ansiedade ver a importância da floresta e fazer um paralelo com o que está acontecendo.
Vitor Machado

***
Vídeos
A mata amazônica produz uma imensa quantidade de chuvas, que irriga o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil (“Como a Amazônia regula o clima do planeta”). São os chamados “rios voadores”, que transportam mais água que o próprio rio Amazonas. Sem a Amazônia, uma boa parte do Brasil vai se tornar deserta, inclusive o estado de São Paulo. Nossos dirigentes deveriam pensar nisso e proteger a mata, ao invés de apoiar a destruição da maior floresta tropical do mundo.
Gustavo Schmidt

**
Sem a Amazônia não tem agronegócio, não tem emprego, não tem comida na mesa, não tem água na torneira.
Alessandro Nunes

**
A importância da Amazônia, inclusive para o agronegócio, é explicada por um dos maiores especialistas na temática, Paulo Artaxo.
Rômulo Bertuzzi

**
Muito boa a descoberta (“Frio por um fio”). Melhor ainda a aplicabilidade.
Alfredo Augusto Vieira Azevedo

**
Excelente projeto (“Sirius, o maior e mais complexo laboratório brasileiro”). Vamos continuar, apesar da morte do grande pesquisador Ricardo Rodrigues.
Maria Cecilia Mendes Barreto

***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar