Imprimir PDF Republicar

Cartas | 290

Comentários | 290

Desigualdade de gênero
É das questões que trata a reportagem “A desigualdade escondida no equilíbrio” (edição 289) que estamos falando quando pedimos igualdade de gênero. Vamos incentivar meninas que gostam de exatas e mulheres a ocupar coordenações e presidências. Enquanto o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) continuar com apenas duas mulheres entre os 50 pesquisadores, a luta tem que continuar.
Juliana Toledo
***
Boas práticas científicas
A prática exposta na reportagem “O cerco às citações manipuladas” (edição 289) é também muito comum no Brasil. Apesar de as revistas não revelarem quem são os revisores, sabe-se quem são pelas “recomendações” de leitura que fazem.
Luis Ribeiro
***
Ester Sabino
Pesquisa científica: é isso o que nos salvará (“Ester Sabino: Na cola do coronavírus”). Todo o resto é balela.
Girlei Cunha
**
“Comecei a ver a divulgação na imprensa como uma parte do trabalho. Outro dia um deputado me perguntou que pesquisa fazemos na USP. Ora, se não sabem, é um erro nosso. Não estamos nos comunicando direito”, disse Ester Sabino para Pesquisa FAPESP. É o tipo de fala presente em uma notícia que não está publicada na Nature nem na Science, mas chega muito bem ao “seu João” e à “dona Maria”, atores sociais também interessados nesse processo.
Samara Martins
***
Vídeos
Finalmente um vídeo que expõe o crescimento dos evangélicos em todas as esferas da sociedade (“Como o crescimento dos evangélicos está transformando a sociedade brasileira”).
Bia Santos
**
Obrigado a Pesquisa FAPESP pela isenção. O objetivo foi fazer uma análise real dos evangélicos sem nenhum tipo de militância política contra o segmento.
Douglas Marques
**
O discurso é muito bonito, porém na prática não condiz com o que ocorre de verdade em muitas das igrejas protestantes e principalmente com a bancada evangélica (em um estado teoricamente laico).
Fabio Ricardo
**
Por trás desse semblante de inclusão, que promete frutos e respostas para questões imediatas, o fortalecimento dessas instituições negacionistas ameaça diretamente o livre exercício da ciência.
João Vitor
***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar