Imprimir Republicar

Covid-19

Máscaras em aviões

Empresas brasileiras exigem que viajantes usem o item de proteção durante o voo

Como medida de proteção, passageiros agora precisam usar máscaras para viajar de avião

Fernando Frazão/Agência Brasil

O uso de máscaras já é obrigatório para os passageiros da Azul Linhas Aéreas e será exigido a partir da próxima semana nos voos da Gol e Latam. A medida, que visa conferir proteção a viajantes e tripulantes em meio à pandemia de Covid-19, passa a valer em 10 de maio na Gol e no dia seguinte na Latam. Como não haverá distribuição do item pelas empresas, os passageiros deverão levar suas próprias máscaras.

Na semana passada, por pressão da Associação de Comissários de Bordo dos Estados Unidos, as três principais empresas do país – American, Delta e United – tornaram regra o emprego de máscaras em seus aviões. A exigência já era feita pelas europeias Alitalia e Lufthansa e pelas asiáticas Korean Airlines e Emirates. Air France e KLM, que ainda mantêm voos entre Brasil e Europa, vão obrigar a utilização do dispositivo a partir de 11 de maio. O uso do artefato pela tripulação já é adotado há algumas semanas no Brasil e no exterior.

Outras medidas vêm sendo tomadas por empresas do setor, um dos mais afetados pela pandemia, como a disponibilização de álcool gel nos banheiros, a introdução de procedimentos especiais de limpeza nos aviões e a manutenção de assentos vagos entre os passageiros. As companhias destacam, ainda, que o sistema de recirculação de ar dos aviões conta com filtros capazes de reter vírus e partículas.

Republicar