Imprimir PDF Republicar

Cartas | 291

Comentários | 291

Covid-19
Não estamos conseguindo nem testar os mortos para confirmar a Covid-19. Muitos testes estão sendo perdidos por falta de infraestrutura e logística adequadas (“Testes para Covid-19 pelo mundo”). Mesmo assim, o único dado com algum significado é o número de mortes confirmado. Os outros já não expressam a realidade.

Tomaz Puga Leivas

**
Estimar o problema é um pressuposto básico da epidemiologia para estipular medidas de caráter público e tentar combater a doença. Temos baixa testagem, subnotificacão de mortes, carência de leitos hospitalares e estamos abdicando da única medida que estava sendo efetiva na redução da velocidade de propagação da pandemia, o isolamento social.

Flavio Demarco

**
Revista
É uma satisfação perceber que Pesquisa FAPESP melhora a cada edição. Para empresários atentos e cidadãos, é um oceano de referências e expectativas. Não há matéria menos importante nesta edição, com atenção à entrevista clara e precisa de Carlos Henrique de Brito Cruz (edição 290).

Horacio Lafer Piva

**
Gênero e ciência
Tive oportunidade de completar a leitura do artigo “O gênero da ciência” (edição 289), da jornalista Christina Queiroz. Matéria esclarecedora e apaixonante! Em poucas páginas, discorre-se sobre os enganos históricos que a academia tem cometido em relação às questões de gênero e os esforços para corrigir esses enganos.

Fátima Nunes

**
Agricultura digital
A reportagem sobre agricultura 4.0 (edição 287) não destaca que o agronegócio produtor de commodities é o maior contribuinte ao aquecimento global, à contaminação por agrotóxicos e seus impactos na saúde, ao aumento da concentração fundiária e à expulsão de agricultores familiares do campo, impactos vastamente analisados pela literatura relacionada ao tema. A agricultura familiar produz cerca de 70% do alimento consumido no Brasil e emprega 67% da população que trabalha no campo. Recomendamos maior atenção e financiamento de pesquisas voltadas à produção agrícola familiar e à agroecologia.

Thais Mauad e demais pesquisadores do Geau/IEA/USP

**

Vídeo
Cada dissertação apresentada e cada doutorado defendido deveriam disponibilizar material de difusão para quem os financia: a população. Só com conhecimento a ignorância sobre ciência pode ser combatida. Lindo o vídeo “Gambá polinizador”.

Silmara Luz 

***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar