Imprimir Republicar

• 05:59 Andrew Simpson - Parte 1
  • 16:55 Junia Ferreira Furtado
  • 24:21 Andrew Simpson - Parte 2

00:00 / 54:42

Neste ano, foram criadas duas empresas de biotecnologia, a Orygen e a Bionovis, cada uma formada por quatro companhias farmacêuticas nacionais, com o objetivo de realizar pesquisas e desenvolver novos medicamentos. O cientista britânico naturalizado brasileiro Andrew Simpson, presidente da Orygen conversa sobre a produção de novos fármacos e inovação nos laboratórios nacionais.

O ex-diretor científico do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, Simpson tem um destacado trabalho no Brasil, como coordenador geral dos projetos genomas da bactéria Xylella fastidiosa e do câncer, nos anos 90. Durante a entrevista, o pesquisador apresenta uma seleção musical inspirada em sua vida no Brasil.

Também nesta edição, a historiadora Junia Ferreira Furtado, da Universidade Federal de Minas Gerais apresenta um dos primeiros tratados sobre medicina brasileira, o Erário Mineral. Publicado em 1735, o Erário mineral foi escrito pelo cirurgião barbeiro português Luís Gomes Ferreira e aborda as práticas terapêuticas empregadas na então capitania de Minas Gerais.

Programação musical:
Maracatu Atômico – Gilberto Gil
Eu te amo – Chico Buarque
Deodora – Grupo Anima
Garota de Ipanema – João Gilberto e Stan Getz
O ronco da cuíca – João Bosco
Morena de Angola – Clara Nunes

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho.
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP).