Divulgação

Nas ondas do rádio

Parceria entre Pesquisa FAPESP e a Eldorado AM leva aos ouvintes o melhor da ciência nacional

Você gosta de ler reportagens sobre descobertas científicas recentes e produção tecnológica nacional? Agora também poderá ouvi-las. A partir de 11 de dezembro a Rádio Eldorado AM passa a transmitir todos os sábados às 12h30 – com reprise no mesmo dia às 19h30 e, nos domingos, às 20h30 – o programa Pesquisa Brasil , realizado por Pesquisa FAPESP em parceria com a rádio, do mesmo grupo que publica o Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo, e produção do Cotta Hossepian/Escritório de Comunicação.

A idéia de realizar um programa com base no conteúdo da revista surgiu no final de 2003, a partir de conversações entre os dirigentes dos dois veículos de comunicação, que compartilham credibilidade e estilos jornalísticos semelhantes. “A Eldorado é uma rádio jornalística que sempre busca excelência em conteúdo e inovação”, diz Isabel Borba, diretora executiva da emissora. “Essa será nossa primeira experiência voltada exclusivamente à divulgação de ciência e tecnologia. “Apresentado pela jornalista Tatiana Ferraz, o programa contará com a participação de Mariluce Moura, diretora de redação da Pesquisa FAPESP. “Esse é um casamento de dois talentos”, comenta Isabel.

“Tatiana contribui para o programa com sua habilidade em comunicação e na interação com o ouvinte, enquanto Mariluce agrega sua experiência em divulgação científica.” Cada edição de Pesquisa Brasil trará uma entrevista principal com pesquisadores brasileiros a respeito de temas de peso tratados na revista, que afetam diretamente a vida das pessoas. Também destacará um fato científico da semana e apresentará notícias sobre pesquisas recentes, como a descoberta de alterações genéticas que favorecem fumar menos, e inovações tecnológicas a caminho do mercado, a exemplo dos grafites de lapiseira que se tornaram mais resistentes com a adição de nanocompostos.

O ouvinte também terá a oportunidade de relembrar fatos científicos significativos, como a contribuição do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) para a física ou o trabalho do naturalista alemão Fritz Müller no sul do Brasil, comentados no quadro Memória, e poderá tirar suas dúvidas na seção Pesquisa-responde. “Gravaremos as perguntas e procuraremos pesquisadores para respondê-las”, explica Milton Leite, editor chefe da equipe de reportagem da rádio.Com transmissão na freqüência de 700 kHz, a Eldorado AM atinge a população de São Paulo e das cidades a até 100 quilômetros da capital paulista – também é possível acompanhar os programas pela Direct TV e pelo site da rádio www.radioeldoradoam.com.br. “Nosso esforço será o de apresentar os assuntos científicos em linguagem acessível ao público leigo”, afirma o editor chefe da Eldorado. Afinal, como lembra Isabel: “O fundamental é mostrar para o Brasil a riqueza da produção científica e tecnológica nacional”.